Pesquisar este blog

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Cora Coralina


Esse site é muito bom! Oferece cursos para qualificação profissional em diversas áreas do conhecimento.

Eu aconselho, porque já realizei diversos cursos neste site.

Clique aqui que você será redirecionado para o Portal da Educação:



Cursos Online na área de Pedagogia

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Perfil da educadora; Plasticidade cerebral e Projeto "mercadinho".

   Educadora Luana Valentim Lacalendola

Sou formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional.




"FELIZ AQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA". 

                                     

    CORA CORALINA




     PLASTICIDADE CEREBRAL
A plasticidade cerebral é a capacidade de aprender através de estímulos do ambiente, de experiências e de um mediador.
Quanto mais experiências, maior a capacidade de aprender, mais conexões o cérebro realizará.
Os estímulos que envolvem nossos sentidos, como visão, audição, olfato, tato e paladar estão diretamente ligados com o sistema nervoso que proporcionará novas conexões, ou seja, habilidade de aprender. Isso significa qualquer pessoa poderá modificar suas capacidades e sempre aprender o novo.
Esses fatores estão diretamente relacionados ao professor, cabe a ele acreditar na capacidade do aluno, para que possa mediar esse processo contínuo.
 Mesmo quando o aluno tem déficit de alguma especificidade, ele  poderá avançar esta área, através de estimulações realizará novas conexões e alterações nas estruturas cerebral.
É essencial que o professor compreenda esta capacidade do aluno,  para que ele possa mediar esse processo, pois é necessário acreditar para estimular.


                                                                LUANA V. LACALENDOLA





PROJETO MERCADINHO
Os estudantes dos segundos anos nos momentos da Oficina Curricular - Experiências Matemática, direcionamento Profª Luana, exercitando o “momento simulação de compras”, compreendendo a função do valor monetário,  os quais envolvem os numerais de maneira lúdica .
Conteúdo:

Simular compras em mercado .

Objetivo:

Conhecer e identificar as diversas notas (dinheiro, cédulas);
Desenvolver o raciocínio lógico na soma dos gastos;
Relacionar os produtos desejados aos setores do mercado como: mercearia, produtos de limpeza, higiene pessoal entre outros;
Simulação da realidade, antecipação, agrupamentos, comparações  e habilidade no uso da calculadora.
Conscientizar sobre custos familiares.
Desenvolvimento:

Produzir as notas, (cédulas) para a sua familiarização, confecção de etiquetas (preços) dos valores dos produtos, separação dos produtos por setores e folhetos de ofertas.
Atividades:

Simular compra individual e coletiva compreendendo a contagem das notas (soma de valores), folhetos e uso da calculadora.







 PROJETO REALIZADO PELA EDUCADORA LUANA EM 2011.

3 comentários:

  1. Luana...Muito legal seu blog, de grande importância para pais e educadores de crianças com necessidades especiais....vou sempre lê me colocar minha opinião, pois vc está de parabéns!!!bjus Valmira

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa. Educadores, pais e alunos só tem a ganhar.

    ResponderExcluir
  3. muito bom ; bom demais ;assim as crianças apredem brincando

    ResponderExcluir