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"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Cora Coralina

Vou contar aqui sobre minhas andanças na área educacional, sobre o que eu quero aprender, sobre meus conhecimentos, sobre o que eu gosto e sobre as minhas expectativas.
Lacalendola


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Materiais adaptados para auxiliar atividades do cotidiano dentro e fora da escola para crianças com necessidades especiais.


AUXÍLIO PARA ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA, COM INTUITO DE PROPORCIONAR MAIOR AUTONOMIA ÀS CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.


Dicas para professores e pais:

Instrumento para auxiliar o processo de abotoar roupas para crianças com necessidades especiais, que precisam realizar esse procedimento somente com uma mão. Também para crianças que não conseguem realizar o movimento de pinça, coordenação motora fina.


Materiais:

Cilindro de caneta.
Clipes.
Fita adesiva.

Desenvolvimento:

Derreta a ponta do cilindro da caneta e insira o clipe, enquanto quente.  Após esfriar envolva o cilindro com fita adesiva.
Utilização:
Para abotoar, coloque a parte do clipe aonde o botão deveria ficar em seguida encaixe o clipe no botão e puxe.


Colher adaptada: Auxiliam crianças com necessidades especiais que não conseguem realizar o movimento de levar o talher na boca, devido à perda dos movimentos dos dedos ou falta de preensão.




Materiais:

Colher de preço acessível.
Folha de EVA.
Elástico.

Desenvolvimento:

Primeiramente observe como a criança realiza o processo de levar a colher a boca, um ponto muito importante é observar se a criança é destra ou canhota. Então entorte o necessário para facilitar essa operação.
Se a criança possui dificuldades de manusear materiais finos, então enrole quantas vezes forem necessárias folhas de EVA.
Para  a criança segurar a colher com maior firmeza, prenda um pedaço de elástico sobre o EVA, de maneira que a criança possa colocar entre os dedos.



Lápis com engrossadores adaptados: Auxiliam crianças com necessidades especiais que não conseguem realizar o movimento de pinça, e possuem dificuldades de coordenação motora fina.



Materiais:

Canudo de piscina.
Fita adesiva.

Desenvolvimento:

Recorte um pedaço do canudo flutuante.
Envolva sobre o lápis, quantas vezes forem necessárias. De acordo com a necessidade da criança.
E cole com fita adesiva, realizando várias voltas sob o canudo.







Giz de cera adaptado:


Materiais:

Giz de cera, com preço acessível.
Potinhos de bebidas lácteas vazios.

Desenvolvimento

Derreta os gizes de cera em banho-maria, separados por cores.
Depois coloque-os em potinhos vazios, faça de forma gradual, para evitar que ceda durante a secagem.
Deixe secar por aproximadamente dois dias.





 Conhecimentos e informações obtidas  na realização do curso de deficiente intelectual ministrado pela APAE. 
Espero que possa auxiliar professores e pais de crianças com necessidades especiais, promovendo autonomia, respeitando suas limitações, porém acreditando em suas capacidades. ( sim, podem ser desenvolvidas)                            
                                                                                              
                                                                                                                 Luana V. Lacalendola

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