AUXÍLIO PARA ATIVIDADES DE VIDA
DIÁRIA, COM INTUITO DE PROPORCIONAR MAIOR AUTONOMIA ÀS CRIANÇAS COM NECESSIDADES
ESPECIAIS.
Dicas para professores e pais:
Instrumento para auxiliar o processo de abotoar roupas para crianças com necessidades especiais, que precisam realizar esse procedimento somente com uma mão. Também para crianças que não conseguem realizar o movimento de pinça, coordenação motora fina.
Materiais:
Cilindro de caneta.
Clipes.
Fita adesiva.
Desenvolvimento:
Derreta a ponta do cilindro da caneta e insira o clipe, enquanto quente. Após esfriar envolva o cilindro com fita adesiva.
Utilização:
Para abotoar, coloque a parte do clipe aonde o botão
deveria ficar em seguida encaixe o clipe no botão e puxe.
Colher adaptada: Auxiliam crianças com necessidades
especiais que não conseguem realizar o movimento de levar o talher na boca,
devido à perda dos movimentos dos dedos ou falta de preensão.
Materiais:
Colher de preço acessível.
Folha de EVA.
Elástico.
Desenvolvimento:
Primeiramente observe como a criança realiza o processo de levar a colher a boca, um ponto muito importante é observar se a criança é destra ou canhota. Então entorte o necessário para facilitar essa operação.
Se a criança possui dificuldades de manusear materiais
finos, então enrole quantas vezes forem necessárias folhas de EVA.
Para a criança
segurar a colher com maior firmeza, prenda um pedaço de elástico sobre o EVA,
de maneira que a criança possa colocar entre os dedos.
Lápis com engrossadores adaptados: Auxiliam crianças com
necessidades especiais que não conseguem realizar o movimento de pinça, e
possuem dificuldades de coordenação motora fina.
Materiais:
Canudo de piscina.
Fita adesiva.
Desenvolvimento:
Recorte um pedaço do canudo flutuante.
Envolva sobre o lápis, quantas vezes forem necessárias.
De acordo com a necessidade da criança.
E cole com fita adesiva, realizando várias voltas sob o
canudo.
Giz de cera adaptado:
Materiais:
Giz de cera, com preço acessível.
Potinhos de bebidas lácteas vazios.
Desenvolvimento
Derreta os gizes de cera em banho-maria, separados por cores.
Depois coloque-os em potinhos vazios, faça de forma
gradual, para evitar que ceda durante a secagem.
Deixe secar por aproximadamente dois dias.
Conhecimentos e informações obtidas na realização do curso de deficiente intelectual ministrado pela APAE.
Espero que possa auxiliar professores e pais de crianças com necessidades especiais, promovendo autonomia, respeitando suas limitações, porém acreditando em suas capacidades. ( sim, podem ser desenvolvidas)
Luana V. Lacalendola
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