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"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Cora Coralina

Vou contar aqui sobre minhas andanças na área educacional, sobre o que eu quero aprender, sobre meus conhecimentos, sobre o que eu gosto e sobre as minhas expectativas.
Lacalendola


quinta-feira, 3 de julho de 2014

Serviços de Educação Especial na Rede Municipal de Ensino de São Paulo



 CEFAI – Centro de formação e Acompanhamento à Inclusão
O CEFAI poderá funcionar na Diretoria Regional de Educação em um espaço adequado que promova:
Formações;
Produção de materiais e projetos; 
Acervo de bibliografia, equipamentos e materiais específicos;

PAAI- Serviços Prestados pelo Professor de Apoio e Acompanhamento à Inclusão
Apoio e acompanhamento pedagógico à Comunidade Educativa com as seguintes atribuições:
Atendimento individual ou em grupos de educandos em horário diverso da classe regular;
Trabalho articulando os demais profissionais que atuam na  sala de aula dentro do horário regular.
-Colaborar com os professores da sala de aula;
-Sensibilizar e discutir práticas educacionais;
-Propor, acompanhar e avaliar em parceria da equipe escolar, visando à inclusão;
-Orientar as famílias dos alunos com necessidades especiais;
-Participar das ações  que promovam e garantam à inclusão juntamente com os outros profissionais;
-Registrar as ações desenvolvidas objetivando o redimensionamento quando necessário.

SAAI- Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão
Salas organizadas para a realização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em caráter complementar ou suplementares instaladas em EMEIS, EMEFS, EMEFM e CIEJAS.
Destinados aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados na própria escola ou outras unidades escolares da rede municipal de ensino de São Paulo.
Propõe uma ação colaborativa em articulação com a classe regular, identificando, elaborando e organizando recursos pedagógicos de acessibilidade que eliminem as barreiras desenvolvendo a participação dos alunos.
Com os objetivos de promover a autonomia e independência dos alunos, no âmbito escolar e social, considerando suas necessidades específicas.
Algumas características do SAAI:
-Até 20 alunos, com atendimentos em grupos ou individuais;
-Horário diverso da sala regular, no mínimo de 4horas semanais;
-Professor regente com habilitação/especialização em Educação Especial;
-Nas EMEIS o atendimento será no horário regular de aula;
-Nas CEIS a alua será ministrada pelo seu próprio professor com apoio dos PAAI;

AVE- Auxiliares de Vida Escolar
Atende em média 4 alunos por período;
Auxilia os alunos nas atividades de higiene, alimentação e locomoção;
Auxilia e acompanha os alunos nas atividades propostas integrando ao seu grupo;

Estagiários
 Atividades desenvolvidas pelos estagiários de Pedagogia:
-Auxilio aos professores no desenvolvimento e na realização das atividades;
Auxilio na rotina;
Assistência durante as atividades para os alunos que apresentam maiores dificuldades;


Confira mais informações: 
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Anonimo/EdEsp/escolas.aspx?MenuID=166&MenuIDAberto=162

  

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