Pesquisar este blog

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Cora Coralina

Vou contar aqui sobre minhas andanças na área educacional, sobre o que eu quero aprender, sobre meus conhecimentos, sobre o que eu gosto e sobre as minhas expectativas.
Lacalendola


domingo, 9 de dezembro de 2012

Fiquem atentos professores em alguns termos e conceitos sobre deficiência.





Fiquem atentos professores em alguns termos e conceitos sobre deficiência.


Vocês, educadores e profissionais que trabalham com crianças com necessidades especiais, após a convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Brasília- 2007, a palavra “portadora” passa não ser mais usada em documentos oficiais para se referir às pessoas com deficiência.
Pois, “portar” representa uma opção de adquirir ou não. Porém, ninguém opta em possuir (portar) uma deficiência.
Um equívoco comum entre pais, profissionais da saúde e da educação é o termo deficiente mental, quando querem se trata de deficiente intelectual.
Confira as diferenças:
Deficiente Intelectual - conceito resignado ao funcionamento intelectual inferior à média e limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades funcionais (habilidades motoras, cuidados pessoais, comunicação, compreensão, sociabilidade e etc.).

Deficiente mental - remete a distorção da realidade, percepção alterada de si mesmo.

  


Um comentário: