EVOLUÇÃO
DA ESCRITA SEGUNDO EMÍLIA FERREIRO
Período
Pré Silábico- Inicialmente diferenciam desenhos e letras.
Escrevem sem estabelecer critérios sonoros. Colocam mais letras para objetos grandes
e menos para objetos pequenos. Normalmente usam as letras do nome para escrever
e determinam uma quantidade mínima de letras para qualquer palavra, normalmente
três letras.
Período
Silábico- Inicia se vínculos da escrita com a pauta sonora.
Nesse
período a criança escreve uma letra para uma sílaba.
Silábico
sem valor- uma letra para uma sílaba, sem correspondência com a vogal nem
consoante.
Ex:
macaco- Bca.
Silábico
com valor sonoro- Uma letra para cada sílaba, com valor sonoro da sílaba, a
criança pode se apropriar do valor da vogal, como da consoante.
Ex:
macaco- mcc- valor sonoro das consoantes.
Ex:
macaco-aao- valor sonoro das vogais.
Período
Silábico-Alfabético – Esse período é marcado pela transição
entre o período anterior (silábico) e o período futuro (alfabético).
Momentos
estabelecem uma letra para sílaba, outro relaciona a necessidade normalmente da
conjunção entre a consoante e a vogal.
Ex:
parede- pard
Pato-
Pat
Período
alfabético- Esse período a criança estabelece na escrita
os valores sonoros compreendidos por ela. Serão trabalhados então os problemas ortográficos, pois no português a
identidade do som não garante a escrita correta.
Luana V Lacalendola
Bibliografia
Bessa, Valéria da Hora. Teorias da Aprendizagem-Curitiba:IESDE
Brasil S.A.,2008, 204p.
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